quarta-feira, 18 de abril de 2012

Especialidade de cada médico

Saiba qual especialista médico consultar para cada problema de saúde Stock Photos, Divulgação /

OTORRINOLARINGOLOGISTA
Trata das vias aéreas superiores – laringe, faringe, seios paranasais, ouvidos e nariz. Pode cuidar de distúrbios do sono ligados às vias respiratórias, faringite, além de sinusite, otite, zumbido, perda auditiva, adenoide e laringite.
MASTOLOGISTA
Além de diagnosticar e operar o câncer de mama, o mastologista identifica e trata de diversas outras doenças benignas que atingem esse órgão, como quistos, hanseníase e linfoma.
GASTROENTEROLOGISTA
Especialidade que abrange todo o aparelho digestivo, composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
PROCTOLOGISTA
É o especialista indicado para diagnosticar e tratar doenças de cólon, reto e ânus. Entre elas, estão câncer de reto, hemorroidas, diverticulite, constipação e formação de pólipos.
ANGIOLOGISTA E CIRURGIÃO VASCULAR
Responsável pelo sistema circulatório. Cuida de trombose, aneurisma, aterosclerose, úlcera venosa e flebite, entre outros.
NUTRÓLOGO
Dedica-se às doenças nutricionais, como a obesidade mórbida, a desnutrição e as anemias. Geralmente, trabalham associados a outros especialistas.
HEMATOLOGISTA
Diagnostica e trata doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos onde as hemáceas, os leucócitos e as plaquetas se formam – por exemplo, anemias, leucemias, púrpura, hipercoagulação e talassemias.
ALERGOLOGISTA E IMUNOPATOLOGISTA
Alergia é toda reação do organismo em contato com substâncias estranhas. O especialista trata de asma, rinite, eczema, alergia a picadas de insetos e a alimentos.
NEFROLOGISTA E UROLOGISTA
Ambas as especialidades estão relacionadas ao trato urinário. A maior diferença é que o nefrologista é o clínico e o urologista, o cirurgião. O nefrologista cuida de infecções renais, urinárias, da bexiga e da próstata e acompanha transplantados. O urologista faz as cirurgias, como a retirada de pedras e tumores e transplantes renais.
ORTOPEDISTA E REUMATOLOGISTA
O ortopedista cuida de ossos e traumas, como fraturas, torções e luxações, além de tumores ósseos, pé chato, osteoartrose e deformidades da coluna. O reumatologista trata de doenças que comprometem ligamentos, tendões, articulações, músculos e, em alguns casos, os ossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte nada mais é, do que reciclar e soltar a imaginação.

Ocorreu um erro neste gadget