Dicas e truques

Tirar a pele do tomate em 5 segundos 
Mergulhe o tomate em água fervendo durante 5 segundos, retire-o e verá que conseguirá facilmente descascá-lo. 

Sabor forte de tomate 
Se o sabor do tomate estiver muito acentuado em uma refeição, ponha um pouco de açúcar e o sabor excessivo do tomate desaparecerá.

Arroz branco mais solto (1)
Para que o arroz branco fique realmente branco e solto, quando a água do cozimento estiver fervendo, escorra o arroz, mexa bem, e borrife com uma gotas de suco de limão. Deixe cozinhar durante 10 ou 12 minutos. Apague a chama e deixe repousar um pouco

Arroz Solto (2)
Para conseguir aquele "toque especial" no arroz e fazer com que ele não pareça papa, acrescente à água do cozimento, algumas gotas de suco de limão quando colocar o arroz.

A carne está cozida? 
Para verificar se a carne está cozida como deveria, basta tocá-la fortemente com uma colher. Se a carne não der de si, está cozida. Se tiver ainda muita elasticidade, o interior ainda não está cozido.

Dourar 
Quando quiser dourar um empadão, massa folhada, ou qualquer outra coisa no forno, em vez de pincelar com ovo batido, pincele com leite. Não só é mais econômico como faz o mesmo efeito que o ovo e sem queimar.

Purê de Batata 
Se juntar 1 ou 2 claras de ovo, batidas em neve ao purê de batata, ele vai ficar mais leve e fofo.

Sopas com base de purê de batata 
Estas sopas ficam melhor se juntarmos a elas uma colher de sopa de leite ou de manteiga.

Frutas cristalizadas e passas 
Para que não caiam para o fundo da forma quando se faz Bolo Rei ou Bolo Inglês, deixe-as de um dia para o outro em infusão em Vinho ou Rum.

Limpar peixe 
Ao limpar o peixe, retire as vísceras e lave a parte interna da barriga mergulhando-o rapidamente numa bacia com água e sal. No verão, aconselha-se lavar com água gelada.

Grelhar peixe sem que ele pegue à grelha 
Se a grelha estiver bem quente o peixe não adere. Para que o peixe que está sendo grelhado fique mais saboroso, borrife-o de vez em quando com um raminho de salsa molhado em azeite e vinagre batidos juntos.

Truques para cozinhar bacalhau
A água deve apenas cobrir a posta e manter uma fervura muito rápida, durante 10 minutos. Se a água ferver muito, as fibras de bacalhau podem ficar secas, rijas e escuras. Depois, deve--se retirar o bacalhau da chama e deixá-lo repousar cerca de 20 minutos. Por fim o bacalhau deve ser escorrido. Se desejar pode cozinhar o bacalhau levando ao fogo água fria misturada com leite. O cozimento em leite torna as fibras da carne mais macias.

Molhos com "caroços"? 
Se estiver a fazer um molho com farinha e este ficar com caroços, deixe-o esfriar (não precisa totalmente), mexa com uma colher e depois bata com a varinha mágica.

Como grelhar no forno sem fumaça e sujeira! 
Quando grelhar ponha um tabuleiro com água no fundo do forno, e verá que vai notar diferença.

Lulas e Polvos macios (1) 
As lulas e o polvo são os únicos frutos do mar que têm dois ponto de cocção, os quais vão depender do seu tamanho. Em geral, em óleo de 170º a 200º a lula deverá ficar macia e crocante em 7 minutos. Quando do cozimento em água, se, depois de macios, por algum motivo, eles (polvo e lula) ficarem duros, deixe-os cozinhando por mais 45 minutos que eles voltarão a ficar macios.

Lulas e polvos macios (2)
Para que as lulas e os polvos fiquem macios depois de cozidos, deve colocar o sal apenas uns minutos antes de irem a mesa, mas o melhor é congelar o polvo antes cozinhar, assim terá a certeza de que estará macio.

Polvo tenro e macio (1)
Limpe bem o polvo, bata-o com força na mesa. Se o cozer apenas com um copo de vinho branco, lentamente, ficará tenro e macio.

Para o polvo ficar tenro (2)
Experimente cozê-lo junto com uma rolha de cortiça.

"Deixar de molho" rápido para o feijão 
No caso de não ter deixado o feijão de molho na véspera poderá optar por um "deixar de molho" rápido: ponha o feijão numa caçarola com água não temperada e cozinhe durante 5 min. Retire depois do fogo e deixe repousar durante uma hora. Por fim escorra e passe por água fria.

Cozinhar feijões secos em pouco tempo
Molhe o feijão antes de cozinhar, colocando a água fora. Depois borrife sobre ele duas ou três colheres de sopa de azeite, deixando ficar uns 10 minutos. A seguir coloque a água quente necessária para que cozinhe.

Ovos estrelados
Antes de fritar ovos, acrescente um pouco de farinha ao óleo para evitar que ele espirre.

Para que a casca do ovo cozido saia com facilidade 
Para que a casca do ovo cozido saia rapidamente, sem grudar, coloque-o debaixo de água fria logo depois de tirá-lo da água quente.

Ovos cozidos com perfeição (1)
Se quiser que os ovos cozidos tenham a gema bem no meio da clara, retire-os da geladeira uma hora antes de os cozinhar. Depois coloque-os num recipiente com água fria e deixe ferver durante 10 minutos. Retire os ovos da água e coloque-os em água fria durante 5 minutos, para que esfriem antes de se tirar a casca.

Ovos cozidos com perfeição (2) 
Para que os ovos cozidos não se tornem secos ou com uma consistência de borracha, devem ser sempre cozidos em temperatura média ou baixa.

Para que o ovo não estoure durante o cozimento 
Para evitar que o ovo estoure durante o cozimento, coloque na água de cozinhar o ovo, duas gotas de vinagre.

Truque para empanar 
Quando fizer empanados, para que o ovo renda mais, junte um pouco de água antes de bater os ovos, vai ver que rendem muito mais.

Temperar bifes de peru 
Quando temperar os bifes de peru utilize leite (e não vinho), além dos temperos habituais. Verá que eles ficam mais macios e gostosos.

Compense o sal a mais na comida 
Coloque batatas junto da sopa ou do refogado que têm sal a mais (quanto mais sal, mais batatas são necessárias). Quando as batatas estiverem cozidas tire-as e sirva como acompanhamento.

Cobrir bolos com chantily 
Quando for rechear ou cobrir um bolo que leve natas, para que rendam e resultem em um bom chantily, bata as natas com um pouco de açúcar, à parte bata 2 claras em neve, e depois envolva com o chantily. Rendem muito mais e fica cremoso.

Batendo nata
Quando bater a nata para fazer chantily, junte umas gotas de limão, para que elas fiquem mais firmes.

Cortar cebola sem lágrimas (1) 
Deixe a cebola descascada de molho em água, algumas horas antes de a cortar.

Cortar cebola sem lágrimas (2)
Corte antes um limão com a faca com que vai cortas a cebola.

Descascar alhos (1) 
Para descascar melhor os dentes de alho, mergulhe-os em um recipiente com água durante 20 minutos. Em seguida, escorra a água e descasque os dentes, que estarão com as cascas totalmente soltas.

Descascar alhos (2) 
Para descascar alhos rapidamente, coloque-os no microondas em potência alta durante 15 a 30 segundos. A casca solta-se completamente!

Fritar bacon 
Antes de fritar, fure as fatias de bacon com um garfo. Assim elas não encolhem muito.

Fritar frango 
Para evitar que o frango frito se grude à frigideira junte uma colher de maisena ao óleo de fritura.

Frango macio 
Para que o frango continue tenro, mesmo quando servido frio, envolva-o em papel de alumínio, depois de cozinhar.

Banho-maria 
Para que a temperatura fique mais elevada, coloque na água um pouco de carbonato de sódio.

Assar aves sem secar demais 
Para evitar que as aves assadas fiquem secas demais, pincele toda a superfície com manteiga ou margarina.

Cozinhar e assar aves 
Se cozinhar aves, não fure a pele, embora nos assados deva furá-la se pretender que fique menos gordurosa.

Carne Picada 
A carne picada deverá ser guardada na geladeira até ao momento do uso, num prazo de tempo não maior do que 24 horas.

Limpeza da cozinha 
Utilize sempre vinagre O vinagre é o melhor antibacteriano que existe ! Além de tudo é barato !!! Limpe a geladeira com vinagre, a lava louça, o tanque, enfim tudo o que não tiver MÁRMORE ! Lembre-se que o ácido corrói as pedras.

Panelas com arroz queimado 
Quando queimar o arroz, não raspe o fundo da panela. Coloque a panela numa vasilha com água fria, cubra a boca com um pano úmido e tape a panela. Passado algum tempo, retire o arroz, mas com cuidado para não raspar o fundo da panela.

Para limpar panelas queimadas 
Para tirar o queimado do fundo da panela, ferva um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.



Panelas com cheiro 
Para tirar o cheiro forte que ficou na panela onde se cozinhou peixe, ferva na panela água com folhas de chá já usadas.

Cheiros na geladeira (1)
Para tirar cheiros fortes da geladeira, utilize cascas de ovos, pois por serem porosas, as cascas dos ovos absorvem com facilidade os cheiros.

Cheiros na geladeira (2)
Coloque dentro da geladeira uma caneca cheia de leite, verá como o cheiro desaparece.

Limpeza do congelador
É imprescindível descongelá-lo pelo menos duas vezes por ano. Quando livre do gelo, limpe-o muito bem, sem esquecer os cantos, com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato e seque-o com outro pano.

Limpar geladeira e potes de plástico 
Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de potes de plástico, lave-os com bicarbonato de sódio diluído num pouco de água. No caso dos potes, deixe-os mergulhados nessa solução durante algum tempo.

Plástico derretido na torradeira ou noutro eletrodoméstico 
Use gasolina ou acetona.

Hálito a alho ou cebola 
O hálito a alho ou cebola é facilmente anulado se mastigar um grão de café, uma folhinha de hortelã fresca ou um pedaço de casca de limão ou laranja.

Cheiro a alho nas mãos (1) 
Após descascar os alhos, passe sal grosso nas mãos (ainda sem molhar), em seguida lave as mãos normalmente.

Cheiro a alho nas mãos (2)
Esfregue as mãos com pó de café (fresco, usado ou mesmo café solúvel) e lave-as em seguida normalmente.

Cheiro a alho nas mãos (3) 
Lave as mãos com limão, e em seguida lave-as normalmente, vai ver que o cheiro desaparece.

Cheiro a alho nas mãos (4)
Para tirar o cheiro do alho das mãos, basta deixá-las aproximadamente 1 minuto debaixo da água corrente, sem esfregá-las. Depois, seque delicadamente com um pano seco.

Cheiros em frituras 
Acrescente um ramo de salsa logo que o óleo começar a aquecer.

Mau cheiro em casa
Asse cascas de laranja ou de limão. Em pouco tempo terá um ambiente perfumado.

Saiba se o peixe está realmente fresco!! 
O peixe fresco apresenta as guelras vermelhas, a carne rija e os olhos brilhantes.

Conservar limão
Para conservar o limão por mais tempo guarde-o num frasco de vidro bem fechado.

Conservar o abacate descascado 
O abacate não ficará escuro se for pincelado com sumo de limão.

Separar facilmente a clara da gema 
Para separar a gema do ovo da clara sem danificá-la, quebre a casca e deposite o conteúdo sobre os dedos entreabertos da sua mão - a gema fica e a clara cai.

Ovos estragados ou não? 
Para saber se um ovo está ou não estragado coloque-o num copo com água e sal, se boiar jogue-o fora porque está estragado, se permanecer no fundo está bom para consumo.

Aproveitar maionese talhada 
Quando a maionese talhar, inicie o processo outra vez: retire a maionese talhada do copo, coloque um ovo, um pouco mais de sal e vinagre e vá acrescentando a maionese talhada aos poucos. Ela voltará à consistência desejada e você não perderá nada.

Como saber se o abacaxi está maduro 
Para saber se o abacaxi está maduro basta tirar uma das "pétalas" bem do centro de sua coroa. Se sair com facilidade, está no ponto para descascar e saborear!

Manter o verde natural do espinafre 
Para preservar o verde natural do espinafre, logo após o cozimento, mergulhe-o em água fria. Isso o deixará bem verdinho!

Salsa fresca durante 2 a 3 semanas 
Lave a salsa muito bem, escorra-a e coloque-a na geladeira dentro de um frasco de vidro com tampa. Poderá conserva-la fresca durante 2 a 3 semanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini sofá caixa de leite, etc....

5 Tipos de cola caseira